Arteiras e arteiros de plantão! Deixem que as crianças mexam, remexam, se lambuzem, pintem, criem, movimentem-se, colem, descolem, recortem, sujem, rasguem, dobrem... brinquem!
Confiram aqui algumas ideias para comemorar o Dia das Crianças dando a elas mil oportunidades de expressão e criação e mostrando ao mundo todo o potencial artístico dos pequenos! É só soltar a imaginação!
Desenho coletivo gigante
Vamos fazer juntos um desenho bem legal?
O tamanho do papel que você vai utilizar dependerá de quantas pessoas participarão do desenho, para que todos tenham espaço. Gosto de utilizar um pedaço bem grande de papel cenário, mas podemos usar cartolina, sulfite A3... Coloque-o no chão ou grudado em uma parede. Observação: o local onde você apoiará o papel poderá influenciar no resultado do desenho coletivo - se colocá-lo na parede, você terá uma maior definição espacial, pois os participantes terão referência de onde é a parte de cima e a parte de baixo do desenho. Ao apoiá-lo no chão, as pessoas poderão desenhar e pintar ao redor de todo o papel. O que você pretende? Na dúvida, ou se não há uma intenção definida em relação ao resultado do desenho, sugiro colocar um papel no chão e outro na parede! :)
Vai fazer em casa? Ótimo! Chame todo mundo para participar! Filhinhos, mamãe, papai, priminhos, titios, titias, vovôs e vovós, quanto mais gente, mais divertido vai ficar!
Aproveite a oportunidade para explorar texturas e possibilidades dos materiais:
- Misture as tintas!
Vai usar tinta guache? Faça com as crianças experiências com as tintas! Misture cores, adicione um pouco de água para ver o que acontece... E deixe que os pequenos façam suas descobertas.
- Procure alternativas de pintura: disponibilize materiais diversos, ainda que comuns, como lápis de cor, lápis aquarelável, giz de cêra, giz de lousa, tinta guache, cola colorida, cola glitter, tinta aquarela... Estimule a criança a testar cada um e perceber as diferenças entre eles.
- Tente, também, fazer tintas naturais! Aqui no blog temos a receita, é só clicar!
Além dos materiais de pintura citados acima, você pode propor:
Recorte e colagem livres
Disponibilize revistas, jornais e papéis coloridos de diferentes texturas, tesoura (recomendamos a "super corte" sem ponta - existe essa "categoria", que tem um corte muito bom para os papéis, facilitando o manuseio pela criança, e a "extra corte", que corta até os dedos) e cola branca. Apesar da tesoura, também vale rasgar os papéis, se quiserem.
Descubra com a criança as possibilidades, ensine a ela o que sabe ou o que acabou de descobrir. Priorize sempre a interação entre vocês!
Sujeira! Vamos brincar de terra, sem medo de ser feliz!
E nem é propaganda de sabão em pó. Deixe que as crianças sentem-se na terra ou areia, sintam sua textura, esfreguem no papel para ver o que acontece!
Que tal uma escultura de areia?
Vamos misturar água? Sentir a lama, mexer, modelar, brincar!
Para quem quer "formalizar" um pouco mais as coisas, ou experimentar um material mais resistente, pode também fazer esculturas de argila!
Pinturas de rosto
Atualmente há no mercado diversas marcas de produtos hipoalergênicos, próprios para pintar a pele. Você poderá encontrá-los em lojas de armarinhos ou papelarias - vem em potinhos de acrílico parecidos com aqueles em que vem algumas maquiagens. Além dessas tintas específicas, também existem os lápis aquareláveis, que além de serem muito legais para desenhar no papel, podem ser utilizados na pele tranquilamente (e você nem vai precisar esfregar a bochecha do seu filho com bucha para a tinta sair depois)! Para as corajosas, há sempre as maquiagens da mamãe... Eu, pessoalmente, desaconselho, sobretudo para as professoras! As maquiagens que não agridem a pele, em geral, são mais caras, e dificilmente uma criança pequena, na empolgação da brincadeira, vai dosar a quantidade de produto que está usando.
Não se preocupe em fazer aquele desenho de leãozinho rajado que fizeram na filha da vizinha naquele buffet infantil. A ideia é brincar, testar... Não deu certo? É só lavar. Tenha à mão alguns lencinhos umidecidos, que também quebram um galho nessas horas.
Vá passear!
Mas vamos pensar em um passeio diferente...
Que tal ir ao teatro? Ou ao cinema?
Em muitos municípios existe uma programação cultural voltada para as crianças durante o mês de outubro. Procure se informar na secretaria da cultura de sua cidade! Outras ótimas opções são as atividades propostas pelo SESC, que disponibiliza sua programação on line. Vale a pena dar um olhada!
Dance!
E dance muito, da maneira que quiser!
Separe músicas de diferentes ritmos e origens, inventando novos jeitos de mexer com o corpo e se expressar! De quebra, você ainda aumenta o repertório cultural da criançada!
Dance!
E dance muito, da maneira que quiser!
Separe músicas de diferentes ritmos e origens, inventando novos jeitos de mexer com o corpo e se expressar! De quebra, você ainda aumenta o repertório cultural da criançada!
E que tal fazer releituras das obras de Portinari, em homenagem às crianças?
Ou, então, fazer uma culinária, massinha caseira, ou bolinhas de sabão coloridas? Ou bonequinhos cabeça-de-alpiste?
Você pode, também, rechear seu Dia das Crianças com brincadeiras e brinquedos que fazem parte do nosso Folclore! Confira aqui no blog!
E você, o que vai fazer de especial nesse Dia das Crianças?
Conta pra gente!
#tags: brincadeiras; arte; técnicas de artes; jogos; criança; dia das crianças.
Parabéns pelo blog, tem me ajudado muito.
ResponderExcluirExcelente!!