Fala sério, por mais que a tecnologia traga milhões de opções de entretenimento, quem não fica na maior nostalgia lembrando desses brinquedos?
E sabe de uma coisa? A criançada de hoje também adora!
Afinal, o que tem demais em variar entre o joguinho novo no tablet e uma partida de futebol de botão?
Seleção de brinquedos tradicionais brasileiros (e tutorial de como construí-los com materiais diversos e acessíveis!\o/)
Para o post não ficar tão extenso, coloquei os tutoriais maiores em links à parte. Só clicar, que eles abrem em uma nova guia ou janela ok?
Pipa - As pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel fino (de seda). Coloridas, são empinadas pelas crianças em dias de vento. Com ajuda da linha e de alguma habilidade, é possível direcioná-las e fazer malabarismo pelo céu!
Para ser bem honesta, a última pipa que eu fiz foi por volta dos 8 anos de idade, com a ajuda do meu avô. Não sei bem se conseguiria fazer uma sozinha, e a ideia me assusta um pouco (haha). Mas para você, leitor(a) lindo(a) e ousado(a) que tem habilidade manual, familiaridade com esses materiais e tá afim de arriscar, vai fundo! Depois me conta como foi e me ajuda a tomar coragem! :) Segue link de um blog com várias dicas de como montar pipas de diferentes formatos:
Bola de gude ou "burquinha" - coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra. Faz-se um círculo no chão e coloca-se as bolinhas que quer "arriscar" dentro dele. De fora, um participante joga a bolinha, com o objetivo de tirar o máximo de bolinhas possível de dentro do círculo. Há muitas variações entre as regras desse jogo, e cada um pode escolher a maneira de brincar que mais lhe agrada.
Bonecas de pano - geralmente feitas pelas mães ou avós das crianças. Hoje em dia é mais fácil comprarmos na loja de brinquedos né? Mas brincar com algo feito por alguém especial ou por nós mesmos traz uma carga sentimental que brinquedo comprado nenhum alcança!
Para fazer uma bem lindona, confira nosso tutorial!
- Pião: esse ainda faz muito sucesso, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Sem contar com a sua versão atual, moderna e cheia de firula que a molecada adora, o tal do BayBlade. Os tradicionais são feitos de madeira e rodados no chão através de um barbante que é enrolado neles e puxado com força. Para deixar a brincadeira mais emocionante, muita gente faz malabarismo com os piões enquanto eles rodam - o mais conhecido é aquele de pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
Quer fazer um? Dá uma olhadinha nessas ideias que a gente achou por aí!
Catavento - Originalmente usado para "demonstrar" a velocidade dos ventos, acabou virando brinquedo por seu jeito simples de fazer. Confeccionei alguns com meus alunos essa semana, ficaram uma graça! Depois posto uma foto para vocês verem. Super simples de fazer! Olha só:
Nos que eu fiz, colamos as pontas no meio com cola branca líquida, e pus um quadradinho de papel colorido por cima pra ficar bonitinho. Depois que a cola secar, fure o centro com uma tachinha ou percevejo e prenda-a a uma vareta de madeira (nós usamos palito de churrasco). Lembre-se de não apertar muito, se não o catavento não terá espaço para girar! Dica: se depois de pronto o seu catavento não girar quando você assoprar, experimente correr com ele na mão para ver se funciona.
Chincha ou cinco Marias - essa foi sugestão da Esther Helena Claro Ambrozio, lá na nossa página no facebook! Adorava brincar disso! Bom, as chinchas são cinco pedrinhas ou saquinhos de tecido (minha avó fazia pra gente com arroz dentro) de tamanhos parecidos. O jogo consiste em jogar uma pedrinha ou saquinho para o alto enquanto tenta pegar (com a mesma mão) outro que está no chão (primeiro você só precisa pegar uma, depois duas e, assim, sucessivamente). Há várias outras maneiras de brincar, mas todos envolvem jogar uma chincha pro alto e pegar outra do chão. Os saquinhos são bem fáceis de fazer: é só recortar dez quadradinhos de tecido do mesmo tamanho e costura-los de dois em dois (ou colá-los com cola quente), deixando um dos lados abertos. Encha-os de arroz ou areia e feche o lado que ficou aberto. Prontim! Agora, confira nosso post com várias formas de jogar chincha!
Peteca - a enciclopédia Mirador Internacional (1976, p. 1344) define a peteca como uma espécie de bola achatada de couro ou palha, em que se enfiam penas, cuja origem é indígena (em tupi, “bater” é “peteca”, em guarani, é “petez”). A brincadeira é fácil - joga-se a peteca de um participante para o outro, batendo com a palma da mão em sua base achatada.
Você sabia... que a peteca foi reconhecida como esporte pelo Conselho Nacional do Desporto em 1985? E que existem quadra, categorias, regras e competições formais neste jogo? E que quando eu já estava na faculdade, trabalhando e morando sozinha há alguns anos, quando eu chegava em casa o pessoal da república onde eu morava (amigos tão queridos!) se reunia pra jogar peteca e a gente morria de rir fazendo isso? (essa informação é melhor deixar pra lá! Mas que era divertidíssimo, era...).
Há mil e uma maneiras de fazer uma peteca, mas a mais fácil é essa aqui:
Encontre uma pedrinha do tamanho da ponta do seu polegar e envolva-a com uma ou duas folhas de jornal amassado, formando uma bola. Coloque a bola de jornal no centro do tecido (também já vi sendo feita de papel, mas ela certamente durará menos tempo) e amarre as pontas, fazendo uma trouxinha. Você pode amarrar com uma tira de outro tecido que combine, barbante, sisal, elástico... É só usar a imaginação e o bom gosto :)
Corda - brincadeira antiga e divertida! Como eu acredito que todos aí já tenham visto uma corda na vida, não há muito o que explicar a respeito. É uma brincadeira de origem africana, que é tão legal e permite tantas variações, que se perpetuou em solo brasileiro. Quer saber como brincar? Confere aqui!
Conhece mais algum brinquedo folclórico? Esqueci de algum ou tem mais algum que você gostaria de saber a respeito ou aprender a fazer? Deixe um recadinho!
Bjón!
tags: brinquedos; brincadeiras; jogo; folclore; jogo folclórico; brinquedo folclórico; pipa; peteca; chincha; cinco marias; bolinha de gude; burquinha; corda; iô-iô; pião; catavento; boneca de pano; tradição; tutorial; como fazer
vc poderia ter colocado mais a historia das brincadeiras
ResponderExcluirVai em uma biblioteca e lê
ExcluirVoce é burro seu feio
ExcluirVai toma no cu
ResponderExcluirQue grossa kkkkk
Excluir