domingo, 18 de agosto de 2013

Nossa Tenda Folclórica


Que criança não gosta de brincar de cabaninha? 

Pensando nisso, montamos uma tenda bem legal, para caracterizar o trabalho relacionado ao Folclore. Como eu já escrevi em posts anteriores, acredito que os temas folclóricos devem ser explorados o ano todo, mas é legal reunir e enfatizar a importância e o significado de todos eles durante este mês em especial. 


"Nossa Tenda Folclórica" é o nome do atual projeto da nossa turminha em uma das escolas onde eu trabalho, elaborado junto com a Fernanda Campos de Souza (excelente profissional, amiga e uma das pessoas mais criativas que eu já pude conhecer!). A ideia é basicamente essa: montamos uma tenda com um pedação de chita (usamos 6 m), em um cantinho da sala de aula. Dentro da tenda temos: uma estante (dessas pequenas, de plástico, usada para colocar livrinhos na sala) com caixas de vime e um balaio, onde deixamos brinquedos folclóricos (corda, bilboquê, peão, peteca, bolinhas de gude...) e livrinhos relacionados ao tema (já já sai um post com indicações de livros!). Nas paredes, colamos cantigas de roda e parlenda, com figuras ilustrativas em cada uma para que as crianças pudessem identificá-las (a turminha tem 4 anos). Temos também um jogo de dedoches com alguns personagens do folclore que dá o maior ibope! Esse a Fer comprou pronto, mas acredito que não seja difícil de fazer. Vou pesquisar alguns moldes e assim que conseguir, posto para vocês!



















Dedoches de feltro

Ataquei de designer de interiores e levei para a escola o tapete, mini pufe e almofadas da minha casa (calma marido, mês que vem tudo volta ao normal! ;D), tudo para deixar um ambiente bem aconchegante dentro da nossa tenda. Mas se você não tiver como disponibilizar nada disso, não tem o menor problema - a criançada vai adorar ficar lá embaixo mesmo assim, tenho certeza!
Todos os dias fazemos uma roda com as crianças dentro da tenda e abordamos o tema, lendo as parlendas que as crianças escolherem, brincando com os brinquedos, ensinando cantigas e brincadeiras de roda...

Sei que temos condições favoráveis para fazer algo assim: nossa sala é grande, temos um número reduzido de alunos (no máximo 14 para essa faixa etária)... De qualquer forma, para fazer algo parecido não é necessário que a tenda fique montada pelo mês todo, como estamos fazendo! Que tal montar por apenas um dia e proporcionar uma vivência diferente aos seus alunos / filhos / amiguinhos / crianças da família?
Fizemos na sala de aula, mas uma tendinha assim pode ser feita na sala de casa, no quarto, no quintal...


Sala de aula com a Tenda Folclórica montada no cantinho

Olha o que mais está rolando na escola para trabalhar o tema Folclore:





As professoras Cristiane F. Pitta, Shirley Galofero e Ligia N. Novais montaram a bolsinha do Folclore, feita com TNT e retalhos de tecido. Ficou uma graça! Cada dia uma das crianças vai levá-la para casa e trazer para a escola no dia seguinte com um objeto relacionado ao Folclore para mostrar para a turma.




Esta é uma atividade de perfuração do Boto Cor-de-Rosa, que virou brinquedo!



Dobradura do gorro do Saci Pererê... 



Essas são apenas algumas das possibilidades! 


E você? Também está trabalhando esse tema na escola ou brincando com os pimpolhos em casa? Conta pra gente, mostre as suas ideias!
Eu aqui vou adorar!

Bjón!



tags: tenda; tenda folclórica; projeto; pedagogia de projetos; atividades; perfuração; educação infantil; folclore; saci pererê; boto cor de rosa; dobradura; cabaninha; chita; brinquedos; brincadeiras; parlenda; cantigas; roda.

2 comentários:

  1. Adorei as ideias das minhas companheiras e amigas! Com a minha turma da prefeitura (Fase 3, trabalhamos com a cantiga do "Peixe Vivo" e fizemos os peixinhos carimbando as mãos das crianças na folha. Ficou lindo!!!

    Beijos e parabéns pelo blog Amandinha! Estou adorando as dicas!!

    ResponderExcluir