quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Hora da Ciranda! Brincadeiras e Cantigas de roda

fonte: blogdati.com
As brincadeiras de roda são manifestações folclóricas nas quais os participantes se dão as mãos, formando uma roda, e cantam cantigas acompanhadas ou não de coreografia. Estas brincadeiras costumavam ser muito comuns a qualquer ambiente infantil - contudo, atualmente, os únicos locais onde ainda encontramos brincadeiras de roda acontecendo com certa frequência são as escolas.
As cirandas têm sua origem em Portugal e costumavam ser dançadas por adultos. Com o passar dos anos, o universo infantil apropriou-se dessa prática e hoje em dia as cantigas entoadas nas cirandas infantis são muito mais conhecidas no Brasil do que as tradicionais feitas para adultos. 

Que tal conhecer (ou relembrar) algumas?


Ciranda? Roda? Mas por quê?

As brincadeiras feitas em roda ajudam a sociabilizar e a desinibir as crianças, pois exigem o olhar frente a frente, o toque, a exposição... Tudo isso de um jeito leve e gostoso! A brincadeira de roda "quebra o gelo" e faz a interação fluir sem forçar a barra. Já tentaram? Uma delícia.
Brincar de roda também ajuda a desenvolver a expressão corporal, lateralidade, organização coletiva e o senso rítmico - para acompanhar, os pequenos (e os grandinhos) precisam coordenar os movimentos do corpo ao ritmo e aos comandos da música. 
Além disso tudo, as cantigas e brincadeiras de roda são ícones da cultura do nosso país. Por meio delas, conhecemos um pouco mais sobre o cotidiano, imaginário, costumes, brincadeiras e linguagem do povo brasileiro, variando de região para região.

E como brinca disso?

Os participantes, de mãos dadas, formam um círculo e cantam uma cantiga. Em geral, todos seguem o que sugere a música, como girar para a esquerda ou para a direita, levantar ou abaixar. Existem variações em que um dos integrantes fica no meio da roda e tem de sair dela, por exemplo. É só prestar atenção ao que a música pede e ao que o colega ao lado está fazendo!

Em um artigo da revista Nova Escola, da Ed. Abril, Rita Trevisan faz alguns apontamentos para enriquecer ainda mais a prática das brincadeiras de roda, úteis principalmente para quem pretende brincar na escola:
- Converse com a turma, depois de brincar, sobre as palavras citadas durante a canção e seus significados para que eles compreendam melhor os comandos citados;
- Pesquise com o grupo referências nacionais das cirandas, como Lia de Itamaracá, de Pernambuco, para enriquecer o repertório;
- Participe da roda, tornando-se um ponto de referência para os que ainda não sabem o que fazer.

E uma dica sobre o que NÃO fazer na hora da roda:
Segurar as crianças pelos braços para ajudá-las a executar alguns movimentos. O ideal é se limitar aos comandos verbais, explicando os passos da brincadeira com calma.  


E então... vamos brincar?

Escravos de Jó
fonte: brincadeirakids.blogspot.com
Lembram da cantiga? Crianças sentadas no chão em círculo ou ao redor de uma mesa, cada uma com um objeto (pedrinha, caixa de fósforos ou sementes). As crianças vão entoando a cantiga, marcando os tempos fortes; passam o objeto de uma para outra, no sentido dos ponteiros do relógio. Somente na parte onde dizem zigue – zá o objeto é passado na direção contrária, retornando-se, logo a seguir, à primeira direção contrária, retornando-se, logo a seguir, à primeira direção. Quem erra cai fora. Os últimos dois serão os vencedores. 
Cantiga:
Escravos de Jó / Jogavam Caxangá / Tira, põe / Deixa ficar / Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá! / Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá!



A Canoa Virou Esta roda é diferente, tem gente de frente e de costas. O desafio é não perder o passo!
Como brincar: As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o verso "QUE NÃO SOUBE REMAR". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente para os colegas. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e de costas para o centro da roda. Ainda girando, eles começam a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um. A brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.
Cantiga: A canoa virou / Por deixá-la virar / Foi por causa do Pedrinho(?) / Que não soube remar./ Se eu fosse um peixinho / e soubesse nadar, / tirava o Pedrinho(?) / do fundo do mar.


A Carrocinha: 
Nessa brincadeira, a criançada gira para lá e para cá e até pula com uma perna só. Mas, para dar certo, precisaremos de, no mínimo, 6 participantes.
Organização: Duas rodas. A menor dentro da maior.
Como brincar: As duas rodas giram em sentidos opostos cantando a música. Quando chegam em “Que gente é esta”, cada um dos que estão na roda menor escolhe um colega da maior e, de braços dados, as duplas rodopiam. Depois, as crianças escolhidas trocam de lugar com as que estavam na roda menor. Há outra opção. Ao chegar ao verso “Que gente é esta”, todos soltam as mãos: os da roda maior batem palmas e os da menor, com as mãos na
cintura e virados de frente para os seus companheiros, saltam ora com um pé, ora com outro.


Cantiga: A carrocinha pegou / Três cachorros de uma vez / A carrocinha pegou / Três cachorros de uma vez / Tra - la - la que gente é essa / Tra - la - la que gente má! / Tra - la - la que gente é essa? / Tra - la - la que gente má!


Eu entrei na roda
Para entrar nessa roda que abre e fecha, nem precisa saber dançar! E você pode brincar apenas com mais um amigo!
Como brincar: Quando a música disser "Eu entrei na roda" os participantes dão alguns passos em direção ao centro da roda. Em seguida, abrem a roda novamente e continuam a rodar. Você pode inventar variações - rodar para a direita, depois para a esquerda...

Cantiga: Eu entrei na roda / Para ver como se dança / Eu entrei na roda-dança / Eu não sei dançar / Sete e sete são quatorze / Com mais sete, vinte e um / Tenho sete namorados / Mas não gosto de nenhum / Todo mundo se admira / Da macaca fazer renda / Eu já vi uma perua / Ser caixeira de uma venda / Lá vai uma, lá vão duas / Lá vão três pela terceira / Lá se vai o meu amor / De vapor na cachoeira.


Atirei o pau no gato
Essa todo mundo conhece, né? Essa é muito boa para brincar principalmente com crianças pequenas, que a-d-o-r-a-m imitar o berro do gato no final da música!
Como brincar: A roda gira enquanto os participantes cantam a cantiga. Quando chegar no final, na hora do berro do gato, todos se abaixam em um pulo e gritam "Miaaaau!"
Cantiga: Atirei o pau no gato-to / Mas o gato -to / Não morreu - reu - reu / Dona Chica - ca / Admirou-se -se / Com o berro / Com o berro que o gato deu / Miaaau!

Ciranda Cirandinha
Uma das minhas prediletas! A meninada precisa recitar um versinho no final da música - pode ser um bem conhecido ou inventado. O importante é participar! Logo mais coloco uma lista de quadrinhas bem bonitas para ajudar nessa hora ;)
Como brincar: Girem a roda enquanto cantam a música. Quando chegar a frase "Por isso, dona/seu ...(?) entre dentro dessa roda" a criança chamada entra na roda e recita um versinho no final.
Cantiga: Ciranda, cirandinha / Vamos todos cirandar / Vamos dar a meia volta / Volta e meia vamos dar / O anel que tu me deste / Era vidro e se quebrou / O amor que tu me tinhas / Era pouco e se acabou / Por isso, dona/seu ...(nome da criança) entre dentro dessa roda / Diga um verso bem bonito / Diga adeus e vá-se embora!

Fui no Itororó
Eu amava essa cantiga quando era criança. Me lembro de cantarolá-la o tempo todo! 
Como brincar: No lugar de "Mariazinha", coloca-se o nome de um dos participantes. Quem entrar vai chamar alguém pra dançar com ele. Tradicionalmente, a dança feita pelo par que está dentro da roda é: um de frente para o outro, encostam o pé direito com pé direito, esquerdo com esquerdo. 
Cantiga: Fui no Itororó / Beber água e não achei / Achei bela morena / Que no Itororó deixei / Aproveita, minha gente / Que uma noite não é nada / Quem não dormir agora / Dormirá de madrugada / Ó dona Maria / Ó Mariazinha / Entrarás na roda / Ficarás sozinha / Sozinha eu não fico / Nem hei de ficar / Eu tenho o (nome de outro participante) / Para ser meu par!


Se essa rua fosse minha
Uma linda cantiga! E assim como sua melodia, a brincadeira é bem calminha. :)
Como brincar: Inicia-se a roda com um participante no centro. A última parte da canção deve ser cantada apenas por quem está no centro e que, ao terminar, escolherá um amigo para abraçar - e esta será a próxima pessoa a ficar no centro.
Cantiga: Se esta rua, se esta rua fosse minha / Eu mandava eu mandava ladrilhar / Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes / Para o meu, para o meu amor passar / Nessa rua, nessa rua tem um bosque / Que se chama, que se chama solidão / Dentro dele, dentro dele mora um anjo / Que roubou, que roubou meu coração / Se eu roubei, se eu roubei seu coração / Tu roubaste, tu roubaste o meu também / Se eu roubei, se eu roubei seu coração / É por que, é por que te quero bem.


Pesquisando as cantigas e brincadeiras de roda na net, encontrei no site da Folha de São Paulo uma seleção opções bem legais! As cantigas não são conhecidas, a maioria eu não sei cantar. Mas eles disponibilizam o vídeo. Gostei! Dêem uma olhada:



Já brincou de alguma dessas? Aposto que sim! Deixe, então, um recadinho! Adoraria saber sua opinião. 


Fontes e links relacionados:



Tags: brincadeiras; roda; cantigas; cultura; folclore; se esta rua fosse minha; atirei o pau no gato; fui no itororó; ciranda; cirandinha; eu entrei na roda; escravos de jó; a canoa virou.

Um comentário:

  1. Bom dia Sou Ernillei Rmaos , coordenadora da Esc. Mun. César da Cunha Bastos e vi a imagem no seu blog. Estou pedindo sua permissão para utilização em uma ilustração de atividades sobre brincadeiras cantadas. Penso que analisará com carinho o meu pedido e desde já obrigada.

    ResponderExcluir