Continuando com nossa lista de brincadeiras e possibilidades de estimulação e interação com seu(s) bebê(s)!
No post anterior (Brincadeiras de Estimulação! Brincando com bebês - 0 a 3 meses) já colocamos uma série de dicas e informações a respeito das atividades que selecionamos para dividir com vocês. De qualquer forma, fiz abaixo uma listinha de coisas relevantes, para quem já leu relembrar e para quem não leu, ficar sabendo:
1- Mais importante do que sistematizar uma série ou rotina de atividades para fazer com a criança é você, mãe, pai ou educador(a) (ou madrinha, padrinho, avô ou avó, tia ou tio coruja) curtir esse momento de interação entre vocês, transmitindo afetividade, segurança e conhecendo seu pequeno, percebendo suas preferências, reações, limites e capacidades;
2 - A
maioria das atividades pode ser feita em momentos dos seu dia a dia com
o bebê, como na hora da troca de fraldas e do banho;
3 - Boa parte das atividades aqui propostas podem ser aplicadas a crianças um pouco mais velhas ou que necessitem de estimulação sensorial.
Abaixo, segue uma listinha com as principais características de um bebê de 3 a 6 meses de idade (são características gerais, observadas e registradas pelos autores do livro 150 jogos de estimulação para a estimulação infantil, Jorge Batllori e Victor Escandelli, que usaram como exemplo bebês completamente saudáveis e devidamente nutridos, que vivem em ambiente "ideal", preparado e estimulante, recebendo atenção e carinho de sua família).
Principais características do bebê de 3 a 6 meses:
- sorri quando reconhece alguém que está olhando para ele;
- ri, grita e baba muito;
- olha diretamente em nossos olhos;
- estende a mãozinha aberta para pegar um objeto ao seu alcance;
- adora massagens;
- responde com risos ao estímulo da brincadeira;
- brinca com seus pés e mãos;
- coloca todo tipo de objeto na boca;
- observa com grande curiosidade o ambiente ao seu redor;
- consegue sustentar-se sentado com algum apoio;
- já é capaz de sustentar a cabeça e mantê-la levantada;
- vira-se sozinho e levanta seu corpo com suas mãozinhas;
- consegue ficar de pé se alguém o segurar;
- atende às palavras a que lhe dirigimos e responde com sons diversos.
Em cada brincadeira estão citadas nos objetivos as principais capacidades que serão desenvolvidas. São elas:
Capacidades sensoriais: referem-se ao desenvolvimento dos sentidos.
Capacidades psicomotoras: relacionadas ao aprendizado de novos movimentos ou aperfeiçoamento dos mesmos.
Capacidades cognitivas: relacionadas ao desenvolvimento da memória, da atenção, da criatividade, da expressão, etc.
Capacidades sociais: graças a elas, o bebê se relacionará com as outras pessoas e terá contato com normas sociais.
Capacidades afetivas:
levarão a criança a se expressar de maneira espontânea, aliviando
tensões. Serão, também, responsáveis pelo desenvolvimento de uma certa
autonomia na criança.
Vamos começar?
1 - O avião
fonte: www.projetopequenosguerreiros.com |
Capacidades relacionadas: sensoriais, psicomotoras e cognitivas.
Objetivos: aumentar o sentido de equilíbrio; estimular a consciência corporal; estimular o bebê a começar a localizar e a identificar os objetos do ambiente ao seu redor; melhorar a percepção visual do bebê.
Como fazer:
Brincadeira para ser feita quando o(a) pequenino(a) estiver bem acordado(a) e animado(a)!
Segure o bebê entre suas mãos, deixando-o de barriga para baixo. Conte até três de maneira enfática e divertida. No três, erga os braços devagar, sem fazer movimentos muito bruscos, até posicioná-lo acima de sua cabeça. Você pode abaixá-lo novamente e repetir o movimento algumas vezes, se vocês dois estiverem se divertindo.
Com os braços esticados e o bebê acima de sua cabeça, gire sobre você mesmo e ande pelo espaço em que se encontram. Enquanto durar a "viagem" você pode imitar o barulho do motor de um avião, anunciando com alegria das coisas que encontrarem pelo trajeto, cumprimentando se encontrarem alguém e assim por diante.
Você pode variar a altura e velocidade do voo de acordo com as reações do bebê. Ao observar sinais de cansaço, "aterrisse" seu aviãozinho e encha-o de carinho!
Capacidades relacionadas: sensoriais e psicomotoras.
Objetivos: estimular o controle da postura e o equilíbrio; favorecer o relaxamento do bebê, estimulando seu prazer sensorial; estimular a aquisição de segurança em atividades em diferentes planos.
Como fazer:
Essa é para relaxar e descansar (o bebê. Para a mamãe, serve para colocar o abdomen em dia!).
Sente-se no chão com as pernas fechadas e esticadas. Deite o bebê de barriga para cima sobre as suas coxas, de modo que suas perninhas fiquem sobre o estômago do adulto e sua cabecinha se apoie mais ou menos na altura dos joelhos.
Segure o bebê pelas mãos e vá, devagarzinho, reclinando as costas até o chão enquanto levanta as pernas, fazendo com que o bebê fique "de pé" em sua barriga. Em seguida, com calma e delicadeza, faça o movimento no sentido contrário para voltar à posição inicial.
3 - Upa, cavalinho!
fonte: http://prematuridade.com/saude-do-prematuro/estimule-seu-prematuro-com-atividades-do-dia-a-dia.html |
Capacidades relacionadas: sensoriais, psicomotoras e cognitivas.
Objetivos: auxiliar no controle postural do bebê; aumentar o controle motor e sentido de equilíbrio; estimular o bebê a intuir o sentido de ritmo e sua relação com o movimento; estimular a sensibilidade musical.
Como fazer:
Essa brincadeira é mais indicada para crianças que já conseguem se manter sentadas.
Sente-se em uma cadeira com as pernas levemente abertas. A criança ficará sentada em cima de uma de suas pernas, virada para você, como se fosse um cavalinho. Segure o pequeno pelas mãozinhas ou pelo tronco, posicionando as mãos embaixo de seus braços.
Movimente sua perna para cima e para baixo, fazendo o pequenino pular, sem brusquidão, enquanto bate palminhas com suas mãozinhas. Varie o ritmo do movimento ao som de uma musiquinha.
Para variar:
Ao longo da brincadeira, mude o bebê de perna ou vire-o de costas para você para que ele possa ver o ambiente ao seu redor enquanto "galopa".
Ao longo da brincadeira, mude o bebê de perna ou vire-o de costas para você para que ele possa ver o ambiente ao seu redor enquanto "galopa".
"TOP, TOP, TOP
VAMOS PRA SÃO ROQUE
VER O MENININHO QUE VEM VINDO DE GALOPE!"
(domínio popular)
(domínio popular)
4 - Com as mãozinhas
fonte: http://www.lavioletera.com.br/blog/dicas-para-ajudar-seu-bebe-a-comer-sozinho/ |
Capacidades relacionadas: psicomotoras, sociais e afetivas.
Objetivos: exercitar a capacidade do bebê de segurar objetos com as mãos; desenvolver a habilidade do bebê de manipular objetos; estabelecer relações entre o bebê e o adulto; estimular a coordenação dinâmica geral do bebê.
Como fazer:
Agora que o bebê já é capaz de se manter sentado e pegar coisas com as mãos, aproveite também a hora de comer para que ele aprenda brincando.
Coloque a criança sentada em seu colo ou na cadeirinha. Mostre a ela a colherzinha com a qual vai comer e deixe que a pegue e a leve até a boquinha, imitando o movimento que fará para se alimentar. Caso o bebê não faça isso por conta própria, faça você o movimento para que ele observe. Você também pode estimulá-lo a realizar outras movimentações, como passar a colher de uma mão para a outra.
5 - O elevador
Capacidades relacionadas: sensoriais, psicomotoras e cognitivas.
Objetivos: estimular a capacidade sensorial; aquisição de consciência corporal; estimular a percepção espacial e localização espaço-temporal em relação às pessoas e aos objetos que o rodeiam.
Como fazer:
Pegue o bebê pelo tronco, segurando-o por baixo de suas axilas. Erga-o até a altura de seu rosto, enquanto fala carinhosamente com ele e anuncia que irão brincar de "elevador".
Alternadamente, diga "o elevador sooooobe" enquanto estica os braços, levando o bebê para o alto, e "o elevador deeeeesce", fazendo-o descer até a altura de seus joelhos. Repita a ação várias vezes. Para concluir, você pode dizer "O elevador parou! Aaaahhh!", esfregando o nariz na barriguinha do bebê e lhe fazendo cócegas.
6 - Está mexendo
Capacidades relacionadas: sensoriais e cognitivas.
Objetivos: potencializar a exploração visual; localizar e identificar objetos e pessoas; iniciar a percepção de distâncias; aprimorar a sensibilidade auditiva do bebê.
Como fazer:
Pegue o bebê nos braços e dê uma volta pela casa, à procura de objetos em movimento. Um bom local de observação pode ser uma janela que dê para a rua, de onde pode-se observar o tráfego de pessoas, carros, cachorros, etc. A todo momento, explique ao bebê o que é que ele está vendo, qual barulho cada coisa faz...
Esta atividade pode ser repetida diversas vezes, procurando novos objetos em movimento.
Para variar:
Você pode realizar esta brincadeira com os brinquedos de que dispõe em casa ou, se tiver oportunidade, leve o bebê a lugares onde haja bastante atividade ou diversidade de sons. Qualquer lugar ao ar livre pode ser adequado!
Você pode realizar esta brincadeira com os brinquedos de que dispõe em casa ou, se tiver oportunidade, leve o bebê a lugares onde haja bastante atividade ou diversidade de sons. Qualquer lugar ao ar livre pode ser adequado!
Capacidades relacionadas: psicomotoras e cognitivas.
Objetivos: perceber os movimentos próprios de cada parte do corpo; estimular a consciência corporal; reconhecer a própria imagem; desenvolver a lateralidade.
Como fazer:
Para fazer esta brincadeira, você vai precisar de um espelho grande o suficiente para que o bebê possa "se ver".
Coloque a criança na frente do espelho, de modo que ele possa se olhar comodamente. Chame sua atenção para o que se vê no espelho, dizendo a ele palavras carinhosas. Quando conseguir sua atenção, segure sua mãozinha e levante-a, fazendo movimentos diversos. Realize movimentos diferentes, mude de posição, faça gestos ou mexa diversas partes do corpo. Você pode, também, mostrar no espelho o reflexo de objetos que chamem a atenção da criança.
Capacidades relacionadas: psicomotoras, cognitivas e afetivas.
Objetivos: desenvolver o sentido de equilíbrio; estimular a percepção espacial e localização espaço-temporal; superação do medo diante de uma situação nova.
Como fazer:
Esta é mais indicada a bebês que estão perto de completar 6 meses de idade.
Será necessário um balancinho (o do parquinho do bairro ou do quintal de casa, tanto faz :)). Sente no balanço e coloque o bebê em seu colo, de costas para você. Mantenha-o seguro o tempo todo!
Faça com que o balanço se movimente, enquanto canta uma musiquinha de sua preferência. A velocidade do balanço pode variar - porém, convém que as mudanças não sejam bruscas, para não assustar o bebê. Você pode segurar o bebê de diversas maneiras enquanto balançam.
9 - Ondinhas
Objetivos: desenvolver a habilidade e a coordenação motoras; iniciar o reconhecimento das relações de causa e efeito; apresentar um elemento sempre presente no ambiente; permitir a liberação de energia.
Como fazer:
Para a hora do banho!
Encha a banheira para o banho, até cobrir as perninhas do bebê. A água deve estar numa temperatura ideal, de acordo com o clima que estiver no dia da brincadeira. Pegue as mãozinhas do bebê e lhe ensine como é que se bate na água para formar ondinhas. Ele irá adorar!
Se acompanharmos suas batidas com exclamações de alegria, certamente seu pequeno também irá dar gritinhos e sorrir. Esteja preparada para receber respingos de água e ter que secar a água que cair de dentro da banheira depois!
Para variar:
Deixe ao alcance do bebê brinquedos de plástico para a hora do banho, flutuando sobre a água da banheira. Você pode cantar enquanto brincam!
Deixe ao alcance do bebê brinquedos de plástico para a hora do banho, flutuando sobre a água da banheira. Você pode cantar enquanto brincam!
Canção para o banho:
"É HORA DO BANHO
"É HORA DO BANHO
NÃO QUERO ME ATRASAR!
É HORA DO BANHO
BEM LIMPINHO EU VOU FICAR!
LAVA, LAVA O PÉZINHO
TCHA-TCHA-TCHA!
TCHA-TCHA-TCHA!
LAVA, LAVA A MÃOZINHA!
TCHA-TCHA-TCHA!
TCHA-TCHA-TCHA!"
10 - Meu e seu
Capacidades relacionadas: sensoriais, psicomotoras, cognitivas, sociais e afetivas.
Objetivos: fazer a criança explorar o próprio corpo e descobrir suas partes; estimular a exploração sensorial; estabelecer relações e vínculos entre o bebê e o adulto; exercitar capacidades motoras simples.
Como fazer:
Com o bebê em seu colo, olhe em seus olhos e inicie a interação entre vocês.
Primeiro, pergunte por uma parte do corpo do bebê. Por exemplo: "Onde está o nariz do meu bebê?". Em seguida, toque seu nariz com sua mão e exclame: "Está aqui!". Rapidamente, acrescente: "E onde está o nariz da mamãe/papai?". Então, pegue sua mãozinha e faça com que toque seu nariz, fazendo também uma exclamação de alegria. Assim, vá brincando de modo interativo, nomeando as diversas partes do corpo e tocando-as em seguida.
Para variar:
nas primeiras vezes, é recomendável que brinque apenas um adulto com o bebê, mas, depois de algum tempo e quando o pequenino já tiver um pouco de prática, podem jogar dois adultos de uma vez só com ele.
nas primeiras vezes, é recomendável que brinque apenas um adulto com o bebê, mas, depois de algum tempo e quando o pequenino já tiver um pouco de prática, podem jogar dois adultos de uma vez só com ele.
11 - O pequeno malabarista
Capacidades relacionadas: psicomotoras e cognitivas.
Objetivos: exercitar a motricidade das extremidades do nosso bebê; estimular a coordenação da percepção ocular e a dinâmica geral do bebê; perceber a solidez e a permanência dos objetos; iniciar a percepção de distâncias.
Como fazer:
Você precisará de uma bola pequena de plástico, de preferência, de cores chamativas.
Deite o bebê sobre uma superfície lisa. Levante suas pernas e coloque a bolinha sobre seus pés.
Ajude-o a manter a bolinha sobre os pés, mesmo que ele dê chutes. Quando a bolinha cair, demonstre alegria com alguma frase e volte a repetir a operação por diversas vezes. Enquanto segura a bolinha sobre os pés, você pode ensinar a criança a chutá-la, fazer com que ela gire, etc.
12 - Luzinhas
Capacidades relacionadas: sensoriais, psicomotoras, cognitivas e afetivas.
Objetivos: praticar a exploração visual de imagens; propiciar ao bebê a superação do medo diante de uma situação nova; potencializar a visualização e a identificação das diferentes cores; exercitar o movimento da cabeça e do pescoço.
Como fazer:
Para esta brincadeira, vocês precisarão de uma pequena lanterna.
Tampe o foco da lanterna com papel celofane, colado nas laterais com fita adesiva.
Deixe o quarto do bebê com pouca luz e sente-se ao lado dele. Acenda a lanterna e chame sua atenção para a luz que pode projetar no teto ou na parede, sempre bem à vista do bebê. Quando tiver a certeza de que ele está vendo a luz colorida, mexa aos poucos a lanterna para que a criança siga seu movimento com o olhar.
Enquanto brincam, você pode contar uma história inventada sobre o que é essa luz, nomear os objetos que forem iluminando ou cantar uma canção. Em outra ocasião, você pode usar papel celofane de outra cor para que seu pequeno vá se familiarizando com as diferentes cores.
Para variar:
Você pode também recortar uma pequena figura de cartolina e colá-la no celofane para projetar a forma na parede.
Essas
atividades foram elaboradas pelo Jorge Batllori e pelo Victor
Escandell, e estão no livro 150 Jogos para a estimulação infantil (Ed.
Ciranda Cultural). Obviamente não colocarei o livro aqui, na íntegra, e
recomendo o título a quem tiver interesse em aprender mais sobre isso!
#tags: #atividades; #brincadeiras; #estimulação; #bebês; #educação especial; #necessidade especial; #berçário
ameeei tds as atividades
ResponderExcluirAmei! Tenho um canal no youtube (movimentoartesaude) com alguns exercícios para o bebê. Se possível, dá uma olhadinha. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=cL3sNSyTH2k. Bjsss
ResponderExcluirAmei! Tenho um canal no youtube (movimentoartesaude) com alguns exercícios para o bebê. Se possível, dá uma olhadinha. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=cL3sNSyTH2k. Bjsss
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