Sempre que converso com alguma colega professora que nunca trabalhou com crianças tão pequenas e irá iniciar com uma turminha de berçário, sinto uma insegurança em relação ao que fazer com os bebês. Brincar, interagir, cuidar e alimentar, é claro, mas como fazer isso de modo a diversificar as atividades para, de fato, auxiliar a criança a se desenvolver?
Eu mesma tive essa insegurança e, acredite - é mais fácil e prazeroso do que a gente imagina!
Se você é ou vai se tornar mãe daqui a pouco tempo e tem essa mesma angústia, não se aflija! Segue uma série de dicas de atividades e modos de interação com bebês que podem nortear o seu dia a dia. O mais importante é curtir o momento, dar atenção, se prontificar a conhecer a criança, suas reações, preferências... É até bem provável que, depois que você ler, perceba o quanto já faz um monte de coisa bacana!
E nem precisa de um tempo extra livre para fazer tudo isso... A maioria das atividades pode ser feita em momentos dos seu dia a dia com o bebê, como na hora da troca de fraldas e do banho, por exemplo.
Essa listinha é voltada para bebês de 0 a 3 meses de idade, mas boa parte delas também pode ser aplicada a crianças um pouco mais velhas ou com necessidades especiais, sobretudo aquelas que necessitem de estimulação sensorial.