quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Guias da Educação - Download gratuito

O site Educação para Crescer, da editora Abril, está disponibilizando para download uma série de guias relacionados à educação. Ainda não baixei nenhum para conferir o conteúdo, mas a julgar pelo material produzido pela editora ao qual já tive acesso, acredito que são de qualidade e poderão contribuir para a formação dos seus pimpolhos. 
Mas é possível criar um manual sobre como educar nossos filhos? Existe um jeito certo? Alguém pode apontar o que é certo ou errado quanto o assunto é educação? O tema é polêmico. Ainda mais tratando de algo tão pessoal e subjetivo quanto a educação dentro do núcleo familiar.  Mas, é fato que quando a família participa ativamente e de maneira saudável da educação escolar da criança, sua aprendizagem flui de maneira muito mais natural e tranquila. E é muito importante conscientizar TODAS as famílias do quanto elas são importantes na vida escolar das crianças! Portanto, apoio a causa.
Leiam, avaliem, vejam o que serve para a sua família e o que não se encaixa na sua situação. De acordo com a descrição do site, são "ideias simples e rápidas para participar da melhoria da educação". Que não sejam seguidas à risca, mas que sirvam de ponto de partida para reflexão e mudanças de atitude.
O material é voltado para famílias, escolas, estudantes e até mesmo empresários que desejam investir na área da educação. Vale a pena a leitura!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Brincar para Todos - Depoimento

O texto abaixo foi escrito por Mara O. Campos Siaulys, e faz parte do Manual Brincar para Todos (Ministério da Educação, 2005). Em seu depoimento, Mara expõe os desafios enfrentados por ela ao longo do desenvolvimento de sua filha Lara, que ficou cega ainda bebê, e a importância dos brinquedos e brincadeiras neste processo. 

Para sensibilizar.


fonte: rossanapinheiro.blogspot.com
"A brincadeira é a vida da criança e uma forma gostosa para ela movimentar-se e ser independente. Brincando, a criança desenvolve os sentidos, adquire habilidades para usar as mãos e o corpo, reconhece objetos e suas características, textura, forma, tamanho, cor e som. Brincando, a criança entra em contato com o ambiente, relaciona-se com o outro, desenvolve o físico, a mente, a autoestima, a afetividade, torna-se ativa e curiosa." (Mara O. Campos Siaulys)