Como você lida com suas emoções?
Sabe reconhecer os sentimentos expressados pelas outras pessoas? E quando reconhece, o que faz com isso?
Você consegue compreender o que sente e o que as outras pessoas demonstram sentir?
Sabe como é... Se nem depois de adultos damos conta de fazer isso direito, é importante darmos à turminha um espaço para falar sobre suas emoções e serem acolhidos. Pensando nessa necessidade vital que é a reflexão e compreensão sobre o que sentimos, o que fazemos o outro sentir e o reconhecimento das emoções das pessoas, elaboramos atividades e brincadeiras abordando este tema, para dar uma forcinha!
“Falar
sobre os sentimentos ensina a criança que, de vez em quando, é normal sentir-se
triste, zangada ou assustada. Com uma tolerância maior em relação aos
sentimentos mais dolorosos, a criança torna-se livre para desfrutar seu mundo,
para sentir-se segura com suas habilidades e ser feliz. E crianças felizes têm
autoconfiança necessária para lidar com as dificuldades e também para
libertarem-se da insegurança e, assim, ficarem abertas para a vida e todas as
suas possibilidades.” (Melbourne, psicóloga infantil, 2005)